Sejam bem vindos...

Se você chegou até aqui é porque algum motivo teve para isso... seja qual for esse motivo, fico feliz de ter você comigo nesse meu cantinho.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sozinho na multidão?



Nossa! Que coisa mais brega e sem graça eu vir aqui no meu blog escrever um texto sobre solidão, pois sei muito bem que mais cedo ou mais tarde vou acabar ouvindo comentários do tipo “Ela deve estar de TPM”. Ei, e daí se eu estou de TPM? Quem me conhece sabe muito bem que essa sou eu, essa é a Patricia, uma mulher, literalmente falando, de fases.

Serei dramática ao extremo nesse momento (confesso que adoro quando eu faço isso!) e vou perguntar aos poucos que tiverem a paciência de vir até aqui ler esse texto: “Você já sentiu-se sozinho em meio a uma multidão de pessoas?”. Tenho que admitir nesse momento: Que clichê foi esse que acabei de usar! Soa até bem, não é mesmo? Solidão perante a uma multidão! Oh! Como estou melodramática hoje! Queria ver eu escrever algo desse tipo estando dentro do metrô do Rio de Janeiro (sentido baixada, claro!) por volta das 6:00hs da tarde e em dia de jogo no maracanã! Com todo aquele calor humano que se instala naquele ambiente, como um ser humano em plena capacidade de racionar poderá sentir-se sozinho?

Solidão não é algo que colocam em nossas cabeças e olha que nem estou sendo irônica nesse momento, afinal de contas como brincar com algo tão sério que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, pois pra mim solidão é algo que nós mesmos colocamos dentro de nós. Se existe algum culpado para hoje estarmos sozinhos, pode ter certeza que a multidão perante nós nada tem a ver com isso. Me considero uma louca, mas não tanto. Solidão gera depressão e, por conta disso, acaba desencadeando uma série de problemas na vida de uma pessoa. Sim, eu acabei de dizer que a solidão nos trás problemas que acabam chegando a nossas vidas como se fosse uma ligação em série.

Epa! Então, como sempre costumo dizer, para tudo! Pelo pouco que sei de meus humildes estudos para passar em todas as físicas que eu fui obrigada a fazer na época da graduação, se uma determinada lâmpada, que esteja ligada em série, se apagar todas as demais também irão se apagar. Não me considero nenhuma aspirante a Einstein, mas será então que acabei de descobrir a solução para todos esses problemas? Deixe-me explicar melhor: Veja toda essa lista de problemas como um desses “pisca pisca” de natal (aliás, natal está chegando) onde os supostos problemas são nossas amadas luzes do pisca pica. Pronto! Vamos queimar uma delas e acabar com todo o circuito! Bingo! Podem falar, sou genial, não é verdade?

Brincadeiras a parte, afinal de contas quem sou eu para não levar a sério um problema tão grave da nossa humanidade, sentir-se sozinha é algo extremamente ruim para a vida de qualquer pessoa. Olhar para os lados e ver milhares e milhares de pessoas seguindo suas vidas adiante e simplesmente vivendo e você ali, parado, como se estivesse esperando o fim dos tempos não é uma sensação que qualquer ser humano racional deseja passar. Dessa forma, eu digo que acredito que somos sim responsáveis por tudo aquilo que carregamos em nossas vidas e ser sozinho ou não é um estado que cabe simplesmente a nós mesmos escolhermos se queremos ou não permanecer. Eu não quero ser uma pessoa sozinha, e você? 

Um comentário:

.... disse...

olá Patricia! compreendo mto bem o que está falando e te digo uma coisa...isso não é coisa de gnt em tmp!! rss
brincadeiras a parte, é estranho essa sensação de apesar de estarmos cercados de gnt nos sentirmos sozinhos...
Detesto esse sentimento e essa sensação