Sejam bem vindos...

Se você chegou até aqui é porque algum motivo teve para isso... seja qual for esse motivo, fico feliz de ter você comigo nesse meu cantinho.

domingo, 29 de novembro de 2009

O mundo das generalizações




A grande verdade é que vivemos em um mundo no qual é mais fácil generalizarmos sobre determinado assunto do que encontrarmos realmente uma justificativa que seja plausível e que consiga justificar brilhantemente as coisas da vida. O que criamos com isso? Aquilo que eu chamo de “inverdades” da vida. Chega a ser engraçado como basta abrirmos a porta de casa para que uma inverdade apareça diante de você.


Adoro dar exemplos em meus textos, pois acredito que eles falam por si mesmo, então vamos a um brilhante exemplo que justifique o porquê dessas palavras. Quem aqui nunca ouviu a grandiosa frase que diz “Homem é tudo igual!”. Nossa! Chega a ser profundo, não acham? Me pego imaginando como o criador dessa grande “verdade” conseguiu chegar a essa brilhante conclusão. Bem, uma pessoa com tamanha inteligência só pode ser um cientista de renome e muito bem conceituado no ramo das pesquisas cientificas e deve ter passado anos e anos até conseguir comprovar, por teorias totalmente sensatas, que todos os homens são iguais. Só fico frustrada por não ter conhecido pessoa com tamanha inteligência, afinal de contas ele prefere ser chamado de "desconhecido".


Se o seu marido te traiu, se o seu filho não quer saber de estudar, se o seu pai largou o emprego e agora vive as custas da sua mãe, se os seus amigos da faculdade só querem saber de chopadas e largam todo o trabalho de final de curso nas suas mãos, então eu diria que tudo isso se justificava pelo simples fato de que todos os homens são iguais então, de certa forma, agirão de maneira bem parecida em tudo na vida.É como se fossem verdadeiros robôs. Paro então e penso: se eles são iguais então por que você simplesmente não pega o primeiro que aparecer na sua frente e leva para dentro da sua casa ao invés de ficar anos e anos procurando aquele que você imagina ser o homem ideal? Opa! Eu, uma mera observadora, posso chegar a brilhante conclusão de que todos os homens são perfeitos, já que o que você levou para dentro de casa é um homem perfeito então todos os homens são iguais. Bingo! Acaba de chegar então ao mercado mais uma brilhante teoria: todos os homens são perfeitos! 


Bem, voltando ao planeta terra, porque nem sempre o mundo da lua é o melhor lugar para se viver eu diria que a nossa sociedade acostumou-se a mascarar as situações e, com isso, acaba buscando justificar fatos do dia a dia com essas teorias completamente preconceituosas. E sabe o que é mais engraçado disso tudo? É que a própria sociedade é hipócrita, pois as mulheres dizem que todos os homens são iguais, mas odeiam quando algum homem, em uma roda de amigos, diz que toda mulher gosta mesmo é de ser sustentada pelo seu marido. Peraí, dizem então elas nesse momento. Atualmente a mulher trabalha e tem total condição de sustentar-se a si mesmo e esses homens idiotas ainda ficam falando essas coisas sobre nós! O que eu, com minha humilde inteligência, responderia nesse momento? Queridos, chumbo trocado não dói, não é verdade? Então, se todos os homens são iguais, todas as mulheres são sim mercenárias! Gente! É uma questão de lógica, lógica é matemática, e matemática é uma ciência exata, que não falha.


Penso que as pessoas estão precisando de um pouco mais de maturidade para assumirem seus problemas e, principalmente, enfrentá-los de frente sem precisar do auxilio de inverdades para isso. Justificar uma determinada situação com generalizações é o mesmo que agir com preconceito diante daquele fato e pelo pouco que entendo de leis, e olha que nem pertenço a área jurídica, eu diria que preconceito é crime e dá cadeia. Vamos prestar mais atenção nas coisas que usamos para justificar fatos idiotas do nosso dia a dia, afinal de conta nem todo homem está só interessado em sexo assim nem toda mulher só pensa em casamento.




Um comentário:

Ana disse...

Os pré-conceitos nos limitam, fato!
E sobre a frase "todo homem é igual", se fosse verdadeira, então para que escolhemos tanto?
Falamos em momentos de raiva, mas sabemos que não é bem assim, ou pelo menos precisamos acreditar que não é assim, para continuarmos buscando aquele que vai ser o melhor para cada uma de nós.