Sejam bem vindos...

Se você chegou até aqui é porque algum motivo teve para isso... seja qual for esse motivo, fico feliz de ter você comigo nesse meu cantinho.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Modernidade: Bom ou Ruim?


Às vezes fico pensando como seria a minha vida se eu tivesse nascido há muitos, muitos, muitos atrás. Imagine só viver sem um telefone celular! E se alguém precisasse me encontrar urgentemente, como seria? Ou então imagina chegar em casa e não ter o meu e-mail para verificar ou então a página do Orkut para acessar! Ah! Sem falar do twitter para postar que hoje cheguei em casa com um pouco de mal humor. Meu Deus!! Que vida seria essa? Confesso que esse choque tecnológico ao qual fomos praticamente obrigados a conviver vem nos trazendo muitos benefícios, mas até que ponto tanta modernidade é algo que realmente agrega conteúdo significativo à vida do seu humano?

Dessa forma eu paro e penso: Será que tudo que é moderno na vida de uma pessoa é algo realmente bom? Será que vocês já pararam para reparar como um homem que hoje ainda leva flores para sua amada é taxado como sendo um “caretão”? Ah! Para tudo!! Se para ser moderna eu tenho que preferir que um cara venha até a porta da minha casa, coloque o som de seu carro na ultima potencia tocando “Créu” ao invés de um homem que reúna os amigos, e ao som de “Eu sei que vou te mar” em seu violão faça aquela linda serenata para mim então eu lhe digo como todas as letras: que se exploda a modernidade, eu quero mais é ser das antigas, afinal de contas bom gosto musical eu ainda tenho.

Namorar! O que é isso? Nos mais novos “dicionários” da língua portuguesa essa é uma palavra que foi simplesmente abolida, pois ninguém mais namora hoje em dia, apenas “ficam”. Ei, namorar é careta, é coisa de gente velha! O que mais se vê por ai são jovens saindo na noite e ficando com um e com outro, mas no final das contas estão sempre sozinhos. Sim, é isso mesmo que você está lendo. Você, que ficou com um ontem e já está marcando para encontrar com outro amanhã, é um ser extremamente solitário, porque ao final das contas estará sempre sozinho. Por outro lado encontramos casais extremamente apaixonados, jurando fidelidade e amor eterno sem nunca sequer ter se visto. Não pensem que estou ficando louca, afinal de contas quem nunca viu uma história de amor virtual? 

Para mim, a modernidade está andando de mãos dadas com a solidão. Ser moderno hoje em dia é o mesmo que ser sozinho! A menina e o menino que ficam com vários em uma mesma noite naquela badalada festa no dia seguinte estará sozinho, assim como aquele casal que jura amor eterno durante horas na frente do computador, ao desligar aquela maquina, vai olhar para os lados e não terá ninguém para, ao menos, desejar boa noite.

Não quero que ninguém aqui pense que eu sou contra a modernidade até porque seria um tanto quanto incoerente uma pessoa da área tecnológica com uma postura dessas. Eu acredito que a modernidade não seja ruim, mas sim a maneira como ela é utilizada. Por que não poderíamos ter um “amante a moda antiga do tipo que ainda manda flores” que conhece a sua amada em um site de relacionamentos e na semana seguinte já está fazendo uma linda serenata para ela debaixo de sua janela? Modernidade sim, mas modernidade bem utilizada, nem que para isso você tenha que ser chamado de idiota, afinal de contas, antes ser um moderno idiota do que um moderno solitário.

Nenhum comentário: