Sejam bem vindos...

Se você chegou até aqui é porque algum motivo teve para isso... seja qual for esse motivo, fico feliz de ter você comigo nesse meu cantinho.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Abrindo passagens para o amor...

Nada de ficar remoendo frustrações e casos mal-resolvidos. Se o seu histórico amoroso não traz recordações muito agradáveis ou se seu último relacionamento só lhe deu dor de cabeça, o melhor a fazer é aprender com a experiência, descartar o que não funciona e concentrar-se em ser feliz.

“Prender-se à infelicidade vivida impossibilita que a pessoa mantenha o pensamento otimista e positivo quanto ao presente e ao futuro”, diz a psicóloga Vilma Ferreira. Ou seja, ao projetar o passado no presente, ela não consegue mudar a freqüência de seus pensamentos e sentimentos.

Quando vem a se envolver com alguém, a tendência é repetir os erros já cometidos ou mesmo querer descontar no(a) parceiro(a) a frustração que sente em relação ao passado.

Isso acontece porque, sem querer, muitas vezes, a pessoa projeta no futuro as experiências passadas e afasta a possibilidade de novos e mais felizes relacionamentos. A razão? Medo de sofrer novamente.

É preciso estar atento(a) e "limpar" o passado para dar passagem a um novo amor. Esse processo tem início com a percepção de que todo relacionamento amoroso é o resultado da interação entre os parceiros. Se algo não foi bom, nada de se colocar no papel da vítima e colocar a culpa no outro(a).

Ao assumir a responsabilidade por suas escolhas você terá em suas mãos as rédeas da sua vida e poderá tomar posse do poder sobre a própria felicidade.

As motivações que levam à busca de um relacionamento amoroso. 

Por incrível que pareça, as pessoas buscam relacionamentos por razões que nem sempre são as melhores. Muitas vezes, o que as motivam são sentimentos negativos, mesmo que não se dêem conta disso. 

Embora quase todo mundo procure um(a) parceiro(a) e deseje um relacionamento estável, existem motivações positivas e negativas que nos induzem a um relacionamento afetivo. Veja, a seguir, como reconhecer as mais comuns.

MOTIVAÇÕES POSITIVAS:

Desejo de intimidade- nesse mundo caótico e individualista, desejar dividir a vida com alguém aceitando a outra pessoa como ela é e mostrando-se, do modo mais honesto possível, é sinal de capacidade de viver a cumplicidade desejável de um relacionamento a dois.

Necessidade de compartilhar o afeto - se na vida profissional a competitividade impera, poder dar e receber sem reservas, apoiando o(a) parceiro(a) incondicionalmente nas suas conquistas pessoais, é um privilégio da maturidade emocional.

Companheirismo - quem é que não quer um(a) amigo(a) pra todas as horas? O amor saudável é amigo e os casamentos mais bem sucedidos são aqueles em que os parceiros desenvolvem um grande amizade entre si e, não raro, tornam-se os melhores amigos um do outro.

Ambição de construir uma família – mesmo que a idéia não seja para já, o desejo de formar uma família motiva a busca pelo amor verdadeiro.

Sexo com amor - tem coisa melhor? Quando a pessoa descobre o quanto é bom fazer amor, dificilmente consegue passar a vida fazendo só sexo.

MOTIVAÇÕES NEGATIVAS:

Medo de ficar só - uma auto-estima baixa faz com que a pessoa se sinta incapaz de viver sem um(a) parceiro(a) e fique com alguém apenas para não ficar sozinho(a). Para viver um relacionamento amoroso é preciso se amar antes de querer amar outra pessoa.

Dependência – a dependência do outro significa imaturidade emocional e impossibilita a pessoa de ser dona de si mesma, da sua vontade e até mesmo de seu destino. Compartilhar é bem diferente de esperar que o outro que resolva todos os seus problemas ou atenda as suas expectativas.

Necessidade de ter uma muleta – existem pessoas incapazes de encarar a vida de frente, seja por causa de traumas do passado ou por acreditarem que não têm capacidade para dirigir a própria vida. Esse tipo precisa sempre ter alguém por perto para solucionar pequenos e grandes problemas.

Necessidade de dar satisfações aos outros – pessoas que acham que não ter um relacionamento é motivo de vergonha, que têm medo da opinião e do julgamento dos outros e temem ser vistas como "difíceis", "complicadas" ou "inferiores" pelo fato de não ter uma parceria amorosa, podem se unir a alguém apenas por uma questão de manter uma imagem.

Incapacidade de ficar sem sexo – existem pessoas que idolatram o sexo e fazem questão de ter um(a) parceiro(a) garantido(a) para satisfazer seus desejos. Esse tipo pode ficar com alguém visando sexo garantido. Não percebe que o sexo sem amor não alimenta o relacionamento e termina por sugar a própria energia.

Desconheço sei a autoria desse texto, mas gostei muito então resolvi publicar aqui em meu blog, afinal de contas tantas pessoas atualmente tem buscado um amor por esse mundão a fora.


Nenhum comentário: