Sejam bem vindos...

Se você chegou até aqui é porque algum motivo teve para isso... seja qual for esse motivo, fico feliz de ter você comigo nesse meu cantinho.

domingo, 27 de setembro de 2009

Expectativas...


Você já parou para pensar que dedicamos grande parte de nossas vidas a escolher algo que julgamos ser importante para nós? Com isso nos deparamos então com aquela famosa expectativa de que tudo ocorra conforme planejamos. Sim, é isso mesmo! Ninguém escolhe algo sem pensar as conseqüências dessa escolha e, dessa forma, nos confrontamos com a expectativa da escolha sair ou não conforme nossos planos.

Pare e pense comigo! Quando somos crianças queremos todos os brinquedos daquela loja maravilhosa que abriu bem em frente a nossa casa, mas nossos pais nos dizem que podemos escolher apenas um dentre os tão sonhados objetos de nosso consumo. A menina então escolhe aquela linda boneca e o menino escolhe aquele carrinho que falta apenas andar sozinho. Por que será que a escolha não foi contrária? Será que desde crianças meninas são incentivadas a ser a dona de casa e o menino o homem que saí de casa todas as manhãs de carro para ir ao seu trabalho? Será que a expectativa da menina ao escolher a boneca e do menino ao escolher o carrinho eram realmente que suas vidas tomassem esses rumos?

As mesmas crianças que no passado escolheram seus brinquedos favoritos crescem e precisam agora escolher qual profissão seguir. Escolha complicada essa! Temos que escolher algo que provavelmente nos acompanhará pro resto de nossas vidas. Confesso ser assustador para mim. O menino então escolhe ser mecânico de automóveis, já que desde pequeno sua maior diversão sempre foi brincar com carrinhos e a menina escolhe ser médica, pois quando criança sempre brincava com sua boneca como se estivesse cuidando dela. Nesse caso eu diria que as expectativas de ambos estariam embutidas em vivencias de um passado não muito distante, passado esse que eles parecem estar querendo levar, de certa forma, para seus futuros. Mas não dizem por ai que quem vive de passado é museu? 

Claro, eu jamais deixaria de citar a escolha daquela pessoa que será nossa companheira para o resto de nossas vidas. Acho que por aqui já começamos com uma grande e complicada expectativa criada que é: “juntos até que a morte nos separe”. Estou pensando seriamente em propor aos responsáveis por celebrarem casamentos que mudem essa frase para a famosa e inteligente frase de Vinicius de Moraes que diz “...que seja eterno enquanto dure.”. Creio eu que isso criaria expectativas bem mais reais na vida das pessoas, não acham?

A verdade é que eu poderia citar várias passagens da vida das pessoas nas quais elas necessitam fazer determinada escolha, mas meu objetivo com esse texto não é esse. Quero apenas deixar registrado que, para mim, tudo na vida tem uma conseqüência, seja ela boa ou ruim, mas acredito que nossas escolhas não devem ser influenciadas por nada e muito menos por alguém. Nós temos que ser autores conscientes de nossas escolhas, pois somente dessa forma criaremos expectativas que condizem com aquilo que nós acreditamos e não com aquilo que acreditam por nós.

Nenhum comentário: